Histórico da AATIF

 

A Associação dos Amigos da terceira Idade de Fortios (AATIF) foi criada por uma comissão constituída por 27 pessoas da Freguesia dos Fortios em 1988.

O Lar de S. Domingos, assim designado por ser o nome do padroeiro da Freguesia, foi inaugurado a 28 de Fevereiro de 1994 com 34 utentes em Lar e 10 em Centro de Dia e um quarto temporário para apoiar famílias. Mais tarde começou com o serviço de Apoio Domiciliário. Em Dezembro de 2000, a pedido da Segurança Social, a AATIF recebe o equipamento de Infância. Inicialmente a funcionar no edifício da casa do povo dos Fortios com 25 crianças em Creche e 15 em Pré-escolar, actualmente já com edifício próprio construído em 2003 ao lado do Lar de S. Domingos.

O Lar de S. Domingos é um equipamento de apoio social a idosos que recebe pessoas de ambos os sexos em alojamento permanente e possui os serviços de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.

Os principais objectivos são:
- Atender e acolher pessoas idosas em situação de risco, garantindo a satisfação das suas necessidades, designadamente alimentação, cuidados de saúde, higiene e conforto, contribuindo para a sua autonomia.
A admissão dos utentes é da responsabilidade da Direcção tendo em conta os Critérios de Admissão adoptados e estabelecidos em documentos próprio, parte integrante do Regulamento Interno.
A mensalidade dos utentes é estabelecida para cada valência, sendo uma percentagem dos rendimentos auferidos anualmente com base nos doze meses. Actualmente o Lar tem a ocupação de 40 utentes em Lar, 15 em Centro de Dia e 32 em Apoio Domiciliário.

As instalações da AATIF possuem os serviços administrativos, cozinha, lavandaria, 12 Quartos, Refeitório, Sala de Estar, Capela, Gabinete Médico e Gabinete de Estética.


O Jardim de Infância, designado por “Infantário os Traquinas” com as valências de Creche e Pré-escolar, tem como finalidade cooperar com as famílias na protecção de vida às crianças, contribuindo para a sua formação cívica e cultural, num clima de segurança física e afectiva com vista ao seu desenvolvimento global.

Funciona das 7:30 às 19 horas todos os dias da semana, recebe crianças entre os 3 meses e a idade de ingresso ao ensino básico com actividades extra curriculares no Pré-escolar de Ginástica e Música.

A AATIF tem actualmente 44 funcionáriasdistribuídas no Lar e Infantário.

Os Corpos Gerentes da Associação são Assembleia Geral, a Direcção e o Conselho Fiscal. A Assembleia Geral é constituída por todos os sócios inscritos há pelo menos três meses que tenham as suas quotas em dia. A Mesa da Assembleia Geral é constituída por um presidente, um primeiro secretário e um segundo secretário. Actualmente os sócios activos são cerca de 750.

Compete à mesa da Assembleia Geral dirigir, orientar e disciplinar os trabalhos da Assembleia, representá-la, bem como conferir os membros dos corpos gerentes eleitos e ainda deliberar sobre os protestos e reclamações respeitantes às actas eleitorais.

A Direcção da Associação é constituída por cinco membros, um presidente, um vice-presidente, um secretário, um tesoureiro e um vogal. Compete á direcção gerir a Associação e representá-la, incumbindo-lhe designadamente:
- Garantir efectivação dos direitos dos beneficiários;
- Elaborar anualmente e submeter ao parecer do Conselho Fiscal o Relatório e Contas de Gerência bem como o Orçamento e Programa de Acção para o ano seguinte;
- Assegurar a organização e o funcionamento dos serviços;
- Representar a Associação em juízo e fora dele assim como zelar pelo cumprimento da lei;

O Conselho Fiscal é composto por três membros, um presidente e dois vogais. Compete ao Conselho Fiscal vigiar pelo cumprimento da lei e dos estatutos, designadamente:
- Exercer a fiscalização sobre a escrituração e documentos da Instituição;
- Assistir e fazer-se representar por um dos seus membros às reuniões do Órgão Executivo, sempre que conveniente;
- Dar parecer sobre o relatório, de contas, orçamento e sobre todos os assuntos que o órgão executivo submeta à sua apreciação.

 

Freguesia: Fortios

Concelho: Portalegre